quinta-feira, 13 de março de 2014

O Desapego

Você sabe o que é o desapego?
Desapego é uma das qualidades mais importantes de qualquer buscador espiritual sincero, porém normalmente é uma das mais complicadas e a última que efetivamente conseguimos praticar com cem por cento de eficácia. 
Mas o que é o desapego?
Desapego é a capacidade de se desapegar de tudo que não seja espiritual, bom e positivo.  É o abandono de paradigmas antigos, abandono da necessidade material da vida, como por exemplo o dinheiro.  O ser humano é um ser de hábitos, criamos hábitos e pequenos rituais todos os dias que nem sempre são benefícios para nós. Nos atemos ao que conhecemos como verdade e realidade e temos uma dificuldade tremenda em mudar nossa opinião e acabamos nos sobrecarregando com energias negativas que acabam nos prejudicando.
O desapego também é a capacidade de se desapegar do materialismo, da necessidade de ter, é o abandono do ter em prol do ser. Por exemplo, ficar sem um computador pode ser extremamente desconfortável para você, para mim certamente é. Agora para Buda, ele nem mesmo ia se incomodar, nem mesmo se ele não tivesse um tostão no bolso ele iria se incomodar.
O problema de praticar o desapego é que ele é extremamente incomodo, ele pega você em sua zona de conforto e chacoalha bastante, tudo que é negativo, tudo que não tem mais utilidade, é tirado nessa chacoalhada. É um processo continuo, então seu corpo que costumava ficar parado, sendo sobrecarregado em uma montanha de inutilidades, é chacoalhado até se livrar de tudo que é passageiro e que por fim perde a utilidade para você.
O desapego vem naturalmente com o conhecimento, assim que você conhece a verdade, a realidade como ela realmente é. Quando vemos o amor como o verdadeiro objetivo, quando vemos todos iguais e a necessidade da harmonia, todos os preconceitos e fronteiras caem ao chão, a desigualdade some e tudo que sobra é a certeza que estamos todos conectados, que no final das contas somos todos um.
Praticando o desapego:
Comece do começo. Pode parecer engraçado dizer isso, mas é verdade. Não adianta você falar que nunca mais vai comprar nada, ou vai diminuir drasticamente suas compras, ou vai doar tudo que tem e virar um monge. Não é assim que funciona, pelo menos, não para os 99,9999% da humanidade.
Comece aos poucos, existe um exercício excelente que é, uma vez por ano ou por mês, tocar todos os objetos da sua casa e roupas do seu armário e se perguntar, “eu ainda preciso disso? Eu ainda vou usar essa roupa?”. Doe o que não precisa, venda apenas se você precisar muito do dinheiro. Além de você fazer um bem as outras pessoas que precisam da sua doação, você ainda se livra de energias paradas em sua casa. Isso tem haver também com Feng Chui, mas é uma excelente forma de desapego.
Outra pratica é questionar todas as suas crenças atuais. Eu realmente acredito nessa religião? Eu realmente acredito neste partido? Homossexualismo é realmente errado? Meu vizinho é realmente ladrão?
Você vai ver que fazendo essas poucas ações, a energia ao seu redor vai virar um reboliço e cada vez mais, as coisas velhas vão e as novas vem.
Experimente o desapego, faz bem.

Abraços fraternais, e com meus mais sinceros “obrigados!” termino esse post.

Obrigado! E paz a todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário